EXCERTOS

SUMÁRIO


PREFÁCIO

4
   

INTRODUÇÃO

10
   

ADVERTÊNCIAS

22
   

O MODELO SINTÉTICO

 
   

I. OS MECANISMOS FUNDAMENTAIS

29
   

1. CONFLITO E EMOÇÃO

 

A. O elemento básico

30

B. O interesse do conflito

34

C. Exemplos de conflitos memoráveis

45

D. Mecanismos do conflito

48
   

2. PROTAGONISTA - OBJETIVO

 

A. Definição e propriedades

52

B. Eficácia do objetivo

67
   

3. OBSTÁCULOS

 

A. Natureza e variedade dos obstáculos

70

B. Eficácia dos obstáculos

85

C. Examplos

108

D. Questão dramática e suspense

111
   

4. CARACTERIZAÇÃO

 

A. Elementos de caracterização

120

B. Ação e caracterização

126

C. O trabalho de caracterização

127

D. Caracterizações notáveis

140
   
II. OS MECANISMOS ESTRUTURAIS
159
   

5. ESTRUTURA

 

A. Os três atos

160

B. O nódulo dramático (clímax, incidente desencadeador, etc.)

167

C. Exemplos de construções

191
   

6. UNIDADE

 

A. As três unidades (tempo, lugar, ação) e a subintriga

214

B. Outras unidades

225
   

7. PREPARAÇÃO, LINGUAGEM E CRIATIVIDADE

 

A. A serviço da justificação

228

B. A serviço da participação do público

240

C. Ferramenta sintática

247

D. Preparação e criatividade

278

E. Fator de unidade estrutural

288
   

8. IRONIA DRAMÁTICA

 

A. Uma ferramenta poderosa

289

B. Justificação da ironia dramática

298

C. Modo de funcionamento (instalação, exploração, resolução)

300

D. Propriedades e aplicações

310

E. A ironia dramática difusa

328

F. Suspense, surpresa e mistério

332
   

9. COMÉDIA

 

A. Sujeito e princípio da comédia

347

B. Mecanismos da comédia

359

C. O alcance da comédia

371
   

10. DESENVOLVIMENTO

 

A. Do geral ao local

379

B. A sequência

382
   
III. OS MECANISMOS LOCAIS 386
   

11. EXPOSIÇÃO

 

A. Definição e propriedades

387

B. O flashback

390
   

12. ATIVIDADE

 

A. Princípio e definição

398

B. Uma ferramenta muito explorada pelo cinema

407

C. Exemplos de atividades memoráveis

410

D. Significante e simbólico

415
   

13. DIÁLOGO

 

A. Uma ferramenta superestimada

419

B. Função e diálogo

421

C. Palavras do autor ou pagamentos

429

D. Dois diálogos gratificantes

433

E. Atividade e diálogo

435
   

14. EFEITO

 

A. A imagem

438

B. O som

442

C. Efeito e mise en scène

444
   
IV. APLICAÇÃO ANALÍTICA DO MODELO  
   

15. ANÁLISE DE OBRAS

 

A. A escola de mulheres

446

B. Intriga internacional

458
   

ANEXOS

 
   

16. DRAMATURGIA E LITERATURA

478
   

17. A DRAMATURGIA PARA AS CRIANÇAS

486
   

18. O CURTA-METRAGEM

498
   

19. O DOCUMENTÁRIO

507
   

CONCLUSÃO

512
   
LÉXICO 516
   
ÍNDICE DE OBRAS 534
   
ÍNDICE DE PESSOAS 572
   
BIBLIOGRAFIA 580